Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento Pessoal: Saiba como criar um plano completo para o sucesso

Desenvolvimento Pessoal: Saiba como criar um plano completo para o sucesso

Sem nem perceber, os dias e os anos passam tão rápido. Não parece que a vida é louca e ocupada o tempo todo? Uma maneira que conheço para combater esse over working é criar um plano de desenvolvimento pessoal. Um plano de desenvolvimento pessoal é uma estrutura que você pode usar com o tempo e revisar conforme sua vida muda para criar uma vida que você ama.

Neste post, descrevo os fundamentos de como criar um plano de desenvolvimento pessoal que funcione para você. Se você seguir os passos abaixo, você pode ter mais clareza sobre o que você quer, viver com maior propósito e ter mais sucesso e felicidade. Você pode criar uma vida que você ama.

Então vamos começar! O primeiro é entender por que isso é importante.

Por que um plano de desenvolvimento pessoal é importante

Criar um plano de vida e estabelecer metas é muito importante, porque viver uma vida que você ama não acontecerá por acaso. As coisas acontecem quando você vive intencionalmente. Isso significa projetar uma vida baseada em seus valores, esperanças e sonhos.

Só depois de saber o que você quer da sua vida, você pode definir metas e fazer acontecer.

Para criar um plano de desenvolvimento pessoal que funcione para você, mostrarei como definir visões, metas, planos de ação semanais e hábitos.

Hábitos que te levam a alta produção

Seu plano de desenvolvimento pessoal é uma ferramenta que permite que você faça menos do que o mundo quer que você faça e mais do que você deseja fazer. É sobre dizer não para uma coisa, porque você sabe que, se disser que sim, você não pode fazer o que mais ama.

Quando você cria um plano de desenvolvimento pessoal, cria um caminho claro para alcançar o que deseja. Esse tipo de clareza permite que você se concentre. Então, você pode priorizar o que é essencial e dizer não ao resto.

O resultado disso é maior nível de felicidade, contentamento e propósito.

Desenvolvimento Pessoal: Saiba como criar um plano completo para o sucesso

Defina suas visões

A primeira parte da criação de um plano de desenvolvimento pessoal é criar visões. Sua visão inclui o que você acredita (seus valores fundamentais) e o que você quer no futuro (o que você quer ser). É o que você quer e é o poderoso motivo pelo qual você quer.

A razão pela qual você precisa definir visões é porque precisa saber quais metas definir e em que ordem você deve defini-las. A única maneira de fazer isso é saber o que você quer da sua própria vida. Eu chamo isso de sua visão. Você pode ter uma visão abrangente para sua vida e pode ter visões específicas para cada área de sua vida.

As pessoas que andam por aí estabelecendo metas e realizando-as sem ter uma visão são geralmente infelizes, porque assim que uma meta é alcançada, essas pessoas passam para a próxima meta sem ter um propósito maior ou um cumprimento mais profundo da meta.

Para definir visões, olhe para as 8 categorias de vida:

  • Saúde
  • Relacionamentos
  • Finanças
  • Carreira
  • Desenvolvimento pessoal / espiritual
  • Diversão
  • Organização
  • Trabalho voluntário

Crie um documento de visões (digital ou escrito) e escreva suas visões para cada área da sua vida. Depois de escrever suas visões específicas, você está pronto para seguir em frente para definir metas.

Definir metas

Um objetivo é um objetivo ou alvo alcançável no futuro. Para definir metas os objetivos devem ser:

Específico, Mensurável (detalhado), Alcançável (alcançável dado onde você está agora), Realista (não impossível), Oportuno (com prazo definido)

Os objetivos devem ser redigidos de forma restrita, alcançável ​​e ter um prazo final. Você deve sempre escrever seus objetivos. Pensar neles não é suficiente.

As metas podem ser metas de longo prazo (mais de um ano) ou metas de curto prazo (menos de um ano).

Decida em quais categorias você deseja criar metas. Você pode definir metas para apenas uma categoria ou todas as categorias. Depende apenas de onde você está agora e o que você quer realizar em cada categoria.

Tenha em mente que quanto mais metas você tem ao mesmo tempo, mais difícil é se concentrar em qualquer objetivo. Pode ser mais eficaz para você se concentrar em 1-4 metas para o primeiro semestre do ano e as restantes 4 categorias de vida no segundo semestre do ano.

Definição de metas – 10 erros que você está cometendo

Ou, se você está apenas definindo metas em uma área da sua vida, pode fazer sentido que você se concentre nessa categoria durante todo o ano, estabelecendo metas apenas para essa área da sua vida até que ela melhore.

Só você sabe onde está, portanto, crie seus objetivos com sabedoria.

Configure seu documento para algo parecido com isso quando você estiver criando suas metas:

Metas de longo prazo (1 ano, 5 anos, 20 anos ou mais)

  • Vida: ________________
  • Saúde: ________________
  • Relacionamento: ________________
  • Financeiro: ________________
  • Carreira: ________________
  • Desenvolvimento pessoal / espiritual: ________________
  • Diversão: ________________
  • Ambiente / organizacional: ________________
  • Serviço / voluntariado: ________________

Metas de curto prazo (1 mês, 3 meses, 6 meses, 9 meses)

  • Vida: ________________
  • Saúde: ________________
  • Relacionamento: ________________
  • Financeiro: ________________
  • Carreira: ________________
  • Desenvolvimento pessoal / espiritual: ________________
  • Recreação / Diversão: ________________
  • Ambiente / organizacional: ________________
  • Serviço / voluntariado: ________________

Depois de ter escrito metas específicas de longo e curto prazo, você está pronto para avançar para a próxima etapa.

Crie um plano de ação semanal

Definir metas é bom e elegante, mas se você quiser alcançá-las, é necessário criar um plano para que isso aconteça. Para fazer isso, você precisa programar ações para realizar semanalmente para atingir suas metas. Se você não fizer isso, outras coisas vão roubar seu tempo e você não conseguirá seus objetivos.

Crie um documento eletrônico de “plano de ação semanal” (por exemplo, documento do Word).

Em seu plano de ação semanal, coloque os seguintes itens:

  • A data ou a semana em que você está planejando
  • Suas visões
  • Seus objetivos (longo prazo e curto prazo)
  • As ações que você fará nessa semana para aproximá-lo de seus objetivos

Veja como deve ser sua ação semanal:

  • Encontro: ________________
  • Visão: ________________
  • Objetivo de longo prazo: ________________
  • Objetivo a curto prazo: ________________
  • Ações que vou aproveitar esta semana:
  • ________________
  • ________________
  • ________________

Crie este modelo para cada área que você planeja focar naquela semana. Então, se você está se concentrando em saúde, dinheiro e diversão, liste o formato acima para cada categoria. Dessa forma, você mantém suas visões e metas à sua frente toda semana. Ao fazer isso, você terá muito mais foco.

Crie um plano de ação semanal todo domingo (ou qualquer dia que você preferir durante a semana).

Programe o tempo no seu calendário para criar um novo plano de ação semanal. Seu plano de ação semanal irá mantê-lo concentrado em suas metas e garantir que você as priorize toda semana.

O plano de ação semanal é uma estrutura para ajudá-lo a fazer o que precisa a cada semana para atingir suas metas. Ter isso deve ajudá-lo a priorizar seus compromissos e permitir que você diga não a todo o resto. Dizer não é a chave para alcançar seus objetivos.

Ao completar um plano de ação toda semana, você planeja intencionalmente sua vida e cria o hábito de “fazer check-in” em seus planos e metas semanalmente.

Implementar hábitos de apoio

Além dos objetivos e ações que você toma são os hábitos que lhe permitirão ter sucesso. Os hábitos terão um enorme impacto no seu sucesso. Por quê? Porque os hábitos se tornam uma segunda natureza e tornam mais fácil para você fazer o que você está tentando fazer.

Hábitos não exigem muita motivação. Em vez disso, os hábitos corretos colocam disciplina em sua vida que se torna uma segunda natureza.

Hábitos de Estudo para uma Carreira de Sucesso

Quanto mais hábitos de apoio você tiver, menos motivação precisará se esforçar para ter.

Por exemplo, se você tem o hábito de ir à academia, você vai porque tem o hábito de ir todos os dias. Quando você sai desse hábito, é preciso muita motivação para voltar para lá.

Os hábitos corretos facilitam a realização de seus objetivos, o que é mais provável, porque você não precisará de muito esforço para realizá-los. Os hábitos tiram a decisão da equação. Em vez disso, os hábitos criam repetições e diminuem a necessidade de força de vontade.

Os hábitos corretos apoiarão seus objetivos e suas visões. Eles vão ajudá-lo a ir de onde você está agora para onde você quer ser mais facilmente do que qualquer outra coisa.

Para criar os hábitos corretos, decida quais hábitos o ajudarão mais. Você não pode descobrir os hábitos corretos, por isso criei algumas etapas que você pode usar para ajudar você a criar os melhores hábitos para suas metas e visões.

Para criar hábitos que suportem suas visões e metas, siga as etapas abaixo.

Faça uma lista de novos hábitos de apoio que o ajudarão a atingir seus objetivos (cerca de 1 a 3 novos hábitos para cada meta). Pergunte a si mesmo: “que ações diárias me ajudarão a alcançar meu objetivo?” Use sua resposta para ajudá-lo a criar uma lista de hábitos de apoio.

Faça uma lista dos maus hábitos que você atualmente faz que não apoiam seus objetivos. Pergunte a si mesmo: “que ações diárias estão me impedindo de alcançar meus objetivos?” Faça uma lista e decida cortar esses hábitos de sua vida.

Discuta com que frequência e por quanto tempo cada um dos seus novos hábitos levará (por exemplo, 20 minutos todas as manhãs, 1 hora à noite, etc.). Cada hábito é diferente, então comece pequeno e seja o mais preciso possível quando se trata de quanto tempo os hábitos levarão.

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Coloque seus novos hábitos em sua agenda, com os horários que você fará. Se você colocar seus hábitos em sua agenda, terá maior probabilidade de realizá-los. Então, olhe para o seu calendário diariamente para se certificar de que você está seguindo completamente.

Quando você reduziu os hábitos que deseja implementar para cada categoria, crie um documento como este:

  • Hábitos de vida: ________________
  • Hábitos de saúde: ________________
  • Hábitos de relacionamento: ________________
  • Hábitos financeiros: ________________
  • Hábitos de carreira: ________________
  • Hábitos de desenvolvimento pessoal / espiritual: ________________
  • Recreação / hábitos divertidos: ________________
  • Ambiente / hábitos organizacionais: ________________
  • Hábitos de serviço / voluntariado: ________________

Quanto mais hábitos de apoio você tiver, maior a probabilidade de alcançar seus objetivos, porque eles serão mais fáceis de realizar.

Revise, reflita, repita

Você precisa se recompensar pelo seu progresso, refletir sobre como seu plano está indo, rever seu plano à medida que sua vida muda e repetir o processo ao longo do tempo.

Conforme sua vida muda, é muito importante reformular seu plano. O que você pensou ser um plano perfeitamente elaborado pode ser totalmente irracional daqui a 1-3 anos.

Por mais que você planeje, a vida jogará coisas em você que você nunca poderia ter planejado. Então, use este passo para acomodar esse fato.

Para criar um plano onde você recompense, reflita, revise e repita, siga as etapas abaixo.

Primeiro, adquira o hábito de se recompensar imediatamente depois de realizar seus objetivos. Mesmo as pequenas vitórias merecem recompensas. Isso lhe dará reforço positivo e tornar o processo mais divertido.

Segundo, coloque tempo no seu calendário para refletir sobre como suas visões, metas e hábitos estão indo. Faça isso de vez em quando, talvez depois de um mês ou dois. Além disso, faça isso quando tiver grandes eventos de vida que possam potencialmente mudar suas visões (por exemplo: casar, ter um bebê, comprar uma casa, conseguir um novo emprego, etc.).

Quando você reflete sobre suas visões, metas e hábitos, faça perguntas como: “Você está mais satisfeito?” Ou “Sua vida está melhor?” Ou “Você está tomando uma ação massiva e priorizando o que você quer com o que todo mundo está dizendo? fazer? ”ou“ Você está obtendo resultados? ”ou“ Você está mais feliz? ”Você entendeu a ideia!

Essas perguntas ajudarão você a entender se seu plano está funcionando para você à medida que sua vida muda. Sempre priorize esta etapa. Sem isso, você poderia seguir um plano que não faz mais sentido para você. É por isso que é importante ter tempo para pensar e avaliar seu plano.

Em terceiro lugar, revise suas visões, metas, planos de ação semanais e hábitos com base em como você os avaliou na etapa dois. Não faz sentido continuar em direção a um objetivo que não é mais o que você deseja. É por isso que você precisa dedicar um tempo para refletir e revisar. Considere revisar seu plano toda vez que tiver uma grande mudança de vida e uma vez por ano.

Finalmente, repita esse processo ao longo do tempo. Este plano de ação é uma estrutura que você deve continuar repetindo.

Este plano de desenvolvimento pessoal é uma estrutura que pode ajudá-lo a projetar uma vida que você ama. Mesmo que você sinta que não tem tempo para isso, eu digo que você não pode deixar de fazê-lo se quiser criar a vida que deseja para si mesmo.

Fazendo o trabalho e revisando o seu plano ao longo do tempo, você pode viver com um propósito maior, ter menos arrependimentos e, finalmente, ser mais feliz.

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